Sada perde para Trentino e fica em segundo no Mundial de Clubes


Cruzeiro perde a final do Mundial de Clubes para o Trentino, da Itália - FIVB/Divulgação

O sonho do Mundial de Clubes se desvaneceu. Na final, o Cruzeiro acabou derrotado pelo Trentino, por 3 a 0, na Aspire Dome, em Doha, no Catar. As parciais foram de 25 a 18, 25 a 15 e 29 a 27. Com o resultado, a equipe do técnico Radostin Stoytchev conquistou o tetracampeonato mundial.

Experiente, o time italiano mostrou, logo de cara, os pontos fortes: o saque bem encaixado e o bloqueio eficiente.

Liderado pelo oposto tcheco Stokr, o Trentino conseguiu abrir uma vantagem confortável em poucos minutos. Pelo lado celeste, o habilidoso levantador William, um dos fatores de desequilíbrio para os títulos da Superliga, Mineiro e Sul-Americano, não conseguiu o mesmo desempenho. Wallace, outro jogador importante, também foi ofuscado. Em 23 minutos os italianos fecharam o set por 25 a 18.

No segundo set, a equipe italiana ainda continuou mais incisiva, fazendo-se valer de um bloqueio consistente, principalmente pela preponderância do ponteiro búlgaro Kaziyski, um dos destaques da final.

O Trentino seguiu à frente do placar durante todo tempo. O Cruzeiro, por sua vez, chegou a encostar, mas não manteve o ritmo e saiu derrotado por 25 a 15, em 25 minutos.

O técnico Marcelo Mendez, para o terceiro set, cobrou mais agressividade, e foi devidamente atendido. O Cruzeiro entrou mais concentrado. O oposto Wallace virou bolas importantes e foi fundamental na reação no set, fazendo 18 a 17, passando à frente no placar pela primeira vez.

Os erros não forçados, no entanto, principalmente em saques, definiram o mais equilibrado dos sets ao Trentino. Em 32 minutos, a equipe italiana venceu por 29 a 27.

Trentino 3 x 0 Cruzeiro

Trentino: Juantorena (14 pontos), Birarelli (5), Stokr (17), Kaziyski (17), Djuric (4), Raphael (3), Bari (L); Colaci, Lanza, Burgsthaler. N.e. Sintini e Uchikov. Técnico: Radostin Stoytchev.

Cruzeiro: Mauricio (2 pontos), William, Douglas (8), Wallace (12), Filipe (8), Acacio (8), Serginho (L); Gramignoli, Sanchez (1), Leal (8), Silva e Nogueira. Técnico: Marcelo Mendez.

Arbitragem: Al Naama (Catar) e Jiu (China).

Retirado do SUPERESPORTES.