A escolinha do professor Joel

Viver Corinthians, respirar Corinthians, dormir e acordar Corinthians. Essa foi a principal orientação do professor Joel Santana aos seus comandados, passada insistentemente, desde que terminou o jogo contra o Bahia, domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, quando o Cruzeiro venceu por  2 a 1 e alcançou a sétima colocação no Campeonato Brasileiro.


Foi uma semana que teve até lição de casa. A noite de quarta-feira foi para acompanhar a partida entre Botafogo e Corinthians. Quase todos fizeram o dever e, como não poderia deixar de ser, fizeram uma avaliação no dia seguinte, o que se convencionou chamar de ‘prova’.

Quem teve nota 10 foi o armador Montillo, que melhor analisou o adversário. “É um time que dificilmente sofre gols”. E deu a receita para chegar à vitória: “Temos de trabalhar como um time pequeno. O Cruzeiro é grande, mas tem horas em que é preciso pensar e agir diferente. O Corinthians joga trancado e sai em contra-ataques. Ou seja, eles jogam como pequenos, mas são grandes. O segundo gol que marcaram ontem (quarta-feira) mostra isso. Estavam fechados atrás, tomaram a bola e partiram em velocidade, em contra-ataque, para marcar”.

Nesse aspecto, o jogador vê semelhanças entre os dois times. E manda um aviso de que será um jogo truncado: “Quem pensa que vai ver um jogo aberto, franco, engana-se. Os dois times têm a mesma característica, de jogar fechado e partir em velocidade. Vai ser um jogo amarrado. Para vencer, temos de criar chances e não desperdiçá-las”.

Montillo afirma que não é supersticioso, mas ontem, lembrou de algumas coincidências, como por exemplo, o fato de o Cruzeiro, ano passado, ter arrancado para a briga pelo título exatamente contra o Corinthians, em Uberlândia. “Como agora, estávamos a 13 pontos do líder, que era o Fluminense. Ganhamos por 1 a 0. Foi meu primeiro gol aqui. E jogamos naquela partida como temos de jogar agora: fechados.”

O jogador diz que não acredita em treinos secretos, mas defende o fechamento do grupo nesse momento. “O Joel precisa fazer alguns ajustes e essa é a melhor maneira. Não é uma jogada nova, nem nada. Todo mundo já conhece todo mundo e o que cada um pode fazer. O que tem de acontecer é que temos de jogar bem, cumprindo à risca o plano tático.”

Não foi só Montillo que assistiu ao jogo do Corinthians. Marquinhos Paraná diz que tentou, mas não pôde ver a partida inteira: “Eu tentei. Consegui ver uns pedaços, só que era meu aniversário e chegou gente lá em casa.” Mas garante que conhece bem o adversário: “Acompanhei todos os jogos do Corinthians. Não será porque não pude ver bem esse jogo que não conheço o adversário. Vi outras vezes”.

O goleiro Fábio foi outro que assistiu ao jogo, não em sua totalidade: “A gente vai olhando e brincando com os filhos. Acaba se distraindo, mas já tinha visto outros jogos”.` Gil também viu partes do jogo. Mas diz que não se preocupa. “O que ainda não vi, sei que o professor Joel vai passar para a gente, aliás, já está fazendo isso nos treinos. Estamos bem preparados, para o que der e vier.”

FALTA UM DETALHE Charles estará hoje, em Belo Horizonte para realizar exames médicos, uma praxe em qualquer clube, mas não será apresentado ainda. Segundo a assessoria de imprensa do Cruzeiro, a contratação, embora tenha sido acertada entre o clube, o Santos e o Lokomotiv Moscou, ainda não foi concretizada, pois falta o acerto do jogador com o Peixe. O problema é que o salário do jogador será dividido entre os dois clubes, mas o percentual de cada um deve ser acertado por Charles e seu procurador. 

                                                                                                                           Fonte: UAI