Confira a entrevista de Sergio Irigoitia ao Superesportes

Jorge Gontijo/EM/D.A Press

O empresário do meia Montillo concedeu por telefone uma entrevista ao Superesportes onde esclarece a situação das negociações do meia com o Santos. Leia  na íntegra:


Vimos uma entrevista sua para a imprensa paulista dizendo que o Montillo estava muito perto do Santos. O Montillo está muito perto do Santos?
A verdade é que a imprensa fala, mas eu não estou inteirado da negociação entre os clubes. Hoje eu não tenho essa informação, não posso falar que está perto ou longe de fechar um negócio que eu não participei. O jogador é do Cruzeiro. Quem decide se vende ou não vende o jogador é o Cruzeiro. Não posso falar de algo que não participei, não participei de nenhuma das negociações dos times que negociaram com Cruzeiro. Se o Cruzeiro fechar negócio com algum time, ligará para mim e aí me sentarei com o time que acertou a negociação. O presidente do Cruzeiro foi bem claro, se é uma proposta de 10 milhões de euros, eles estão dispostos a vender, se não chegar, não. Não sei se chegou a proposta.

Então por que você disse que estava próximo de um acerto?
Não falei que estava próximo de um acerto, porque eu não estou negociando com o Santos nem com o Cruzeiro. Você me conhece, sabe que se eu estou negociando eu falo, não tenho por que mentir, mas a negociação não passou por mim, não estou negociando nem com Santos nem com Cruzeiro. Só eles sabem se está perto ou longe. Eu não tenho essa informação.

Você mantém contato com pessoas do Santos, eles te passaram algo das conversas com o Cruzeiro?
Não. Quando falei com as pessoas do Santos foi só para perguntá-los se existia a negociação. Eles falaram que sim, que estavam negociando, foi isso. Não falei nada com o Santos que não seja perguntar se estão negociando com o Cruzeiro. Porque a primeira coisa que o Santos tem que fazer é negociar com o Cruzeiro. Se o Santos fechar o negócio, aí vai ligar para mim e vamos fazer o negócio com o jogador e o Santos e o Cruzeiro encerra a negociação.

Quando foi a última vez que falou com o pessoal do Santos?
Falei com o pessoal do Santos há uma semana. Falaram na imprensa que estava tudo fechado, com o dinheiro, só conversei para perguntar se era real a negociação, porque a gente às vezes não sabe o que é verdade e o que é mentira, me entende? E só falaram comigo que estavam negociando, nada mais, depois não falei mais nada com eles.

Eles demonstraram otimismo a você?
Sempre estão otimistas, eles só falaram que estão negociando e que estavam bem, porque o Cruzeiro estava negociando. Toda pessoa que está negociando está otimista, é só isso. As pessoas têm que entender que existe um negócio, mas, apesar do negócio, tem que entender que o Walter (Montillo) está muito identificado com o Cruzeiro. A saída de Walter do Cruzeiro, por mais que seja o Santos, é espetacular jogar com Neymar, você sabe o que significa no Brasil e no mundo, mas ele gosta de viver em Belo Horizonte, ele tem seus amigos. Walter sempre fala comigo que em Belo Horizonte ele é muito feliz, essa é a verdade. Você sabe que jogar no Santos... Neymar... claro, mas ele está muito identificado com Belo Horizonte e com as pessoas.

O acerto com o Santos, da parte do Montillo, seria fácil?
Não seria nem fácil, nem tranquilo nem difícil. Em uma negociação tenho que a tratar de acertar a parte e fechar o negócio. Vai ser uma negociação também.

Pela sua experiência em lidar com a diretoria do Cruzeiro e pelas conversas com a diretoria do Santos, você acha que o acordo é viável? Na sua opinião, o Cruzeiro vai aceitar vender?

Posso dizer que o presidente do Cruzeiro é uma pessoa com muita palavra e uma pessoa muito correta. Ele falou que por 10 milhões estaria disposto a negociar. Eu o conheço e sei que ele não vai ceder um dólar. Eu, como procurador de jogador, quero o melhor para o jogador, mas a gente tem que entender que os direitos econômicos do jogador são do clube. Se ele fala em 10 milhões e chegam com uma proposta de um dólar menos, como procurador eu quero que venda.

Você admite então que para você, como procurador, o interessante é vender o Montillo para o Santos?
Para mim, como procurador, deixo o clube decidir. Walter é jogador do Cruzeiro. Ele está hoje pensando em voltar ao Cruzeiro no início de janeiro. Hoje Walter tem um salário recorde... o que eu sei é o que você sabe. Existe uma negociação e o presidente do Cruzeiro é uma pessoa que pensa muito nos interesses do clube e que nunca vai ceder o que fala. Se ele falou 10 milhões de euros e qualquer time que quiser buscar Montillo vai ter que pagar os 10 milhões de euros. Eu não creio que o Santos tenha este dinheiro. A verdade é que você quer que eu diga algo que eu não sei é complicado, a imprensa fala coisas que eu não falo. Eu nunca vou falar de algo que não conheço, você me entende?

Então você não falou que estava próximo do acordo?
Não, não posso falar que o jogador está perto de um acordo que não conheço. Só estou falando. Só estão falando entre time e clube. Como vou falar eu que estamos perto de acordo? Estou na Argentina. Não estou negociando, nem em Belo Horizonte nem em São Paulo ou Santos, estou na Argentina. Como posso estar negociando ou dizendo que estou fechando o negócio se nem sequer estou no lugar onde estão negociando, me entende? Montillo, hoje, tem que se apresentar ao Cruzeiro. O futebol muda muito, mas hoje, no dia de hoje, Montillo tem que se apresentar dia 7 ao Cruzeiro. Não tem nada acertado com outro time, não tenho nada acertado com ninguém, só isso.

Imagem e entrevista: Superesportes