Cruzeiro revela empréstimo bancário para pagar salários de dezembro na próxima 2ª feira

Presidente do Cruzeiro, Gilvan Tavares, diz que salários serão pagos na 2ª feira
Apesar de discordar do termo ‘salário atrasado’, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, reconheceu, nesta quinta-feira, que existem jogadores que ainda não receberam o pagamento de dezembro. Ele revelou que o clube teve de recorrer a empréstimo bancário para completar a folha e ainda ironizou o assunto. “Não podemos adiar, os atletas ganham muito pouco, essa miséria que ganham, faz falta danada, se atrasar três, quatro dias para eles”, afirmou, entre risos.

De acordo com o cartola, o Cruzeiro buscou inicialmente a Caixa Econômica Federal e depois uma outra instituição, cujo nome não foi revelado. “O que precisa é muito pouco para complementar os salários de alguns atletas, não são todos, ficaram de depositar até amanhã, mas a sede desse banco é no Rio de Janeiro e hoje tivemos a noticia que amanha é feriado lá e não vai funcionar o banco. Então, passa para segunda feira, teve mais esse azar”, comentou Gilvan Tavares.
 
Segundo ele, houve necessidade de uma troca de banco. “Quando falta aquele dinheiro certo para cobrir despesas do mês, tem o caixa no banco que pode utilizar. Tivemos proposta da Caixa Econômica Federal de juros muito menores. Optamos pela Caixa que se dispôs a fazer o que nenhum outro banco faz, que é trabalhar sem garantia”, justificou.

Segundo o mandatário celeste, no entanto, houve uma burocracia muito grande da Caixa Econômica Federal. Por isso, o Cruzeiro desistiu dessa operação e buscou uma outra instituição, sediada no Rio de Janeiro. “Convocamos outro banco que disse que em dois ou três dias resolve nosso problema e independentemente da garantia dos recebíveis da Rede Globo”, explicou.

O presidente considerou na sua avaliação que os salários não estão atrasados. “O Cruzeiro sempre pagou em dia, estamos ainda no mês de janeiro que não venceu, atleta insatisfeito com a situação andou colocando na imprensa que o salário está atrasado, eu entendo que não está atrasado, já pagamos todos salários dos funcionários, dos que ganham menos”, afirmou.

Ele ainda ressaltou sobre outras barreiras enfrentadas pelo clube mineiro em dezembro. “Tivemos um período do mês de dezembro, onde se paga salário, 13º, contratação de vários atletas, isso tudo gera custo, despesa enorme para o clube, eu entendo que o Cruzeiro sempre pagou antecipado, porque todo mundo paga até o décimo dia útil, o Cruzeiro sempre pagou até o quinto dia, estamos ainda pouco a frente do meio do mês e tem gente reclamando de salário atrasado”, destacou.
 
Há uma semana, o atraso salarial no Cruzeiro foi comentado, publicamente, pela primeira vez. Ao responder o empresário de futebol Roberto Tibúrcio, que havia informado o atraso via twitter, o gerente de futebol do clube, Valdir Barbosa, na última quinta-feira, disse que o Cruzeiro já tinha colocado em dia o pagamento, após pequeno atraso de “quatro ou cinco dias”. Na última terça-feira, o presidente disse que os salários ainda estavam sendo pagos aos jogadores.