Coluna Páginas Heroicas e Imortais: "Retrospectiva"



É com enorme satisfação que aceitei o convite de ser colunista do Portal Estrelado! Juntamente com meus companheiros,  escreverei a respeito do que interessa a maioria dos mineiros, o Cruzeiro Esporte Clube! Sei que será difícil agradar a todos, mas farei o melhor. Estarei sempre aberto a críticas e sugestões.
De início, farei um resumo sobre o Cruzeiro em 2011, e o que espero em 2012.
Assim como os anos anteriores, 2012 começa  com a torcida do Cruzeiro na expectativa de títulos, principalmente devido ao ‘sufoco’ vivido no 2º semestre de 2011. Após um início de temporada arrasador, o Cruzeiro caiu muito de rendimento e no fim do ano brigou para se manter na elite do futebol nacional.
Os motivos disto todos já sabem, que foi a venda e perda de alguns jogadores, tendo como consequência a eliminação precoce do melhor time na primeira fase da Libertadores. Logo após o revés no torneio das Américas, veio o título mineiro, que serviu de ‘tapa buraco’. Com a conquista do campeonato estadual, esperava-se que o time poderia almejar bons vôos no Campeonato Brasileiro, porém, não foi isso que aconteceu. Durante a maior parte do torneio o time se encontrou na segunda parte da tabela, e quase foi rebaixado. Chegou à última rodada com risco de rebaixamento, necessitando de uma vitória para se manter na série A com suas próprias forças. Muito mais na raça do que na técnica, o Cruzeiro fechou 2011 com uma vitória histórica sobre o maior rival, que serviu para lavar a alma do torcedor e manter o clube na 1ª divisão. Apesar do alívio, e continuando sendo um dos 5 clubes que nunca foram rebaixados, a torcida cruzeirense não ficou satisfeita. Como todos sabem, a nação azul é exigente, e sempre quer títulos!
O ano de 2012 começou movimentado para o Cruzeiro, com um novo presidente, dando fim à era Perrella, que durou 17 anos. Apesar de vários títulos conquistados, no último ano, Perrella deixou muito a desejar, devido a campanha vexatória no Campeonato Brasileiro, se mostrando ausente em vários momentos. Com Gilvan de Pinho Tavares como mandatário do clube, o Cruzeiro começou o ano com algumas contratações, procurando reforçar setores carentes do time. Até então, boa parte da torcida está satisfeita com sua administração, principalmente pela insistência em dizer “NÃO” aos  times que desejavam a contratação do principal jogador do time, o meia Montillo. Após alguns episódios que deram uma ‘chacoalhada’ nesse início de ano na Toca da Raposa, parece que tudo vai voltando a normalidade. O Cruzeiro fará seu primeiro jogo na temporada contra o América-MG, em amistoso. Ficamos todos na torcida que, com os reforços, e mais alguns que chegarão, esse ano seja de muitas glórias e conquistas para o nosso Cruzeiro, pois é com isso que estamos acostumados!