Análise: Cruzeiro 2x2 Atlético PR


O Cruzeiro empatou mais uma no Campenato Brasileiro. Desde a chegada de Mano Menezes o time celeste terminou quatro partidas conquistando um ponto na tabela de classificação além de três vitórias e uma derrota.

A partida na noite de quarta- feira contra o Atlético PR foi de "dois Cruzeiros": o do primeiro tempo que não conseguia acertar passes e criar jogadas ofensivas e o da segunda etapa que pressionou os donos da casa durante todos os 50 minutos de confronto.

ESCALAÇÃO

Sem Willian (suspenso) e Alisson (machucado) Mano Menezes decidiu escalar Marinho, Allano e Damião no ataque. O esquema utilizado no primeiro tempo foi o 4 - 4 - 2 com Marinho mais adiantado ao lado de Damião e Ariel Cabral também jogando um pouco mais a frente que habitual.
Na direita Fabiano foi o titular na lateral direita e Manoel que era dúvida para o confronto estava ao lado de Bruno Rodrigo na zaga.
Os onze titulares foram: Fábio; Fabiano, Manoel, Bruno, Fabrício; Henrique, Willians, Cabral; Allano, Marinho e Damião.

PRIMEIRO TEMPO
Os primeiros 45 minutos foram um show de horrores. Com táticas idênticas Cruzeiro e Atlético PR não conseguiam trocar passes e apostavam na bola longa para chegar a meta adversária. Walter foi o principal destaque, conseguiu dominar vários "tijolos" disparados pelos zagueiros do seu time e aproveitou a marcação bisonha de Fabiano para chutar de primeira, fazer Fábio trabalhar, a bola acertar a trave e Ewandro "sozinho, sozinho, sozinho" na pequena área apenas empurrar para as redes:



E foi só. Além do gol e algumas finalizações terríveis o Atlético PR não conseguia criar. Já o Cruzeiro com Marinho, Allano e Damião no ataque não tinha qualquer força ofensiva. O atacante vindo do Ceará não acertava um passe sequer, Damião tinha apenas uma habitual vontade com sua conhecida falta de técnica e Allano....O Allano é melhor não comentar, podem falar que estou queimando o garoto.

SEGUNDO TEMPO

Mano Menezes mudou o Cruzeiro no intervalo. Colocou o Uruguaio Arrascaeta no lugar do horrível Marinho e o time celeste voltou ao habitual 4 - 1 - 4 - 1 já conhecido pelo torcedores,
Henrique como primeiro volante, Willians saindo para o jogo pelo lado direito, Ariel Cabral na transição ataque defesa e Arrascaeta se movimentando muito em campo e aparecendo bem principalmente pelo lado esquerdo.

O Cruzeiro voltou marcando pressão e tinha todo o seu jogo controlado no campo de ataque. Foi daí que surgiu uma falta de longe que para surpresa de todos foi cobrada muito bem por Fabrício, um belo gol e jogo empatado por 1x1.




Depois só deu Cruzeiro. O time que tinha finalizado apenas uma vez no primeiro tinha em De Arrascaeta o cara do drible, da movimentação e criação de jogadas. Fabrício e Fabiano começaram a aparecer no apoio e a pressão ficou ainda mais forte.
Só que no único lance criado pelo Atlético PR no segundo tempo, em jogada de Walter, bobeada da zaga celeste e falha de Fábio o português Pereirinha que tinha acabado de entrar colocou o mandante de novo na frente.


Mesmo sofrendo um gol improvável o time do Cruzeiro que já tinha colocado Marcos Vinícius no lugar de Allano e Vinícius Araújo para a saída de Damião continuou atacando. E os três jogadores que entraram no segundo tempo participaram do segundo gol do Cruzeiro.
Marcos Vinícius foi esperto que cobrou uma falta sofrida na intermediária rapidamente para Fabiano que livre cruzou para Vinícius Araújo errar a finalização e a bola sobrar para De Arrascaeta com muita calma colocar no fundo do gol defendido por Weverton.


O Cruzeiro poderia ter feito mais gols mas o goleiro Weverton praticou milagres na Arena da Baixada deixando o empate ao final da partida.


NOTAS

Fábio: Fez linda defesa no primeiro gol do Atlético PR mas poderia ter defendido a finalização de Pereirinha no segundo tento do asversário. NOTA 5,0.
Fabiano: Falhou feio deixando Walter sozinho no primeiro gol mas foi importantíssimo no gol de De Arrascaeta. NOTA 6,5.
Manoel: Um dos melhores em campo, fez uma excelente partida mesmo jogando no sacrifício com problemas no joelho. NOTA: 8,0.
Bruno Rodrigo: Poderia ter evitado o segundo gol do Atlético PR. NOTA: 6,0.
Fabrício: Fez um belo gol de falta e falhou no segundo gol do adversário. NOTA: 7,0.
Henrique: Ótima partida. Está indo muito bem na função de primeiro volante. NOTA: 8,0.
Willians: Sempre instável, alterna bons e maus momentos. NOTA: 6,5.
Cabral: Não teve o destaque de outras partidas mas não comprometeu. NOTA: 7,0.
Allano: Apesar de tentar muito errou praticamente tudo. NOTA 4,5.
Marinho: HORRÍVEL! Errou TUDO que tentou. NOTA: 2,0.
Damião: Muita vontade e pouco futebol. Apesar disso quase marcou de cabeça no segundo tempo. NOTA: 5,0.
Arrascaeta: O melhor em campo. Entrou e mudou o jogo com dribles, movimentação desmontando a zaga adversária. Fez o segundo gol. NOTA: 9,0.
Marcos Vinícius: Entrou muito bem e foi esperto no lance do segundo gol do Cruzeiro. Pode ter outras chances no time titular. NOTA: 7,5.
Vinícius Araújo: Se movimentou, buscou mas não foi muito efetivo. Saiu com uma fratura na clavícula e não deve mais jogar em 2015. NOTA: 6,0.
Mano Menezes: Errou na escalação inicial mas mudou o time no segundo tempo. Tem mostrado um padrão tático em campo e está a 6 jogos sem perder. NOTA: 7,0

Estatísticas retiradas do site "Goal.com"