70 anos como Cruzeiro e de Azul e Branco


Time bicampeão de 43/44 (Acervo Plínio Barreto)
Fundado por esportistas da comunidade italiana de Belo Horizonte há 92 anos, em 2 de janeiro de 1921, como Societá Sportiva Palestra Itália, o Melhor Clube Brasileiro do Século XX começou a trilhar sua vitoriosa história como Cruzeiro Esporte Clube há exatos 70 anos.

No dia 14 de fevereiro de 1943, o time, então comandado pelo treinador Bengala, ex-atacante e ídolo da equipe, enfrentou o São Cristovão-RJ em um amistoso disputado no estádio do Barro Preto, na primeira partida do time mineiro com o famoso uniforme azul e branco e o escudo com a constelação do Cruzeiro do Sul.

O confronto também ficou marcado como a primeira partida disputada pelo São Cristovão Futebol e Regatas, time formado com a fusão do São Christovão Athletico Club e Club de Regatas São Christovão.

O Cruzeiro, que contava com os lendários Niginho, Alcides e Ismael, abriu 3 x 1 no placar, mas acabou levando a virada por 5 x 3. Oito meses depois, o time mineiro ficou com o título do Campeonato Mineiro, que na época se chamava Campeonato da Cidade. Foi o primeiro título do primeiro tricampeonato estadual estrelado, se juntando às conquistas das competições de 1944 e 1945.

Alteração

A mudança na nomenclatura do Maior Clube Brasileiro do Século XX aconteceu em função da 2ª Guerra Mundial. Em 31 de agosto de 1942, com a entrada do Brasil na guerra, um decreto de lei do governo federal proibiu o uso de termos que remetessem à Itália, Alemanha e Japão em entidades, instituições e estabelecimentos no Brasil. Isso porque estes três países compunham o eixo de adversários do Brasil na 2ª Guerra.

O Clube precisou ser renomeado e, em assembleia realizada em 07 de outubro de 1942, como sugestão do pelo ex-presidente do Societá Sportiva Palestra Itália Oswaldo Pinto Coelho, o novo nome escolhido foi Cruzeiro Esporte Clube, em homenagem a um dos maiores símbolos da pátria brasileira.

Além do nome, o uniforme também sofreu mudanças. Antes verde e vermelho, em alusão à bandeira italiana, o Clube adotou o azul e branco, as mesmas cores usadas pela seleção da Itália.

Mas, por causa de problemas burocráticos para a aprovação dos novos estatutos, a estreia como Cruzeiro Esporte Clube só aconteceu em 14 de fevereiro de 1943.


Ficha técnica do 1º jogo do Cruzeiro Esporte Clube

CRUZEIRO 3 x 5 SÃO CRISTOVÃO-RJ

Motivo: amistoso
Data: 14/02/1943
Local: estádio Barro Preto, em Belo Horizonte-MG
Renda: Cr$ 10.800,00
Árbitro: Guilherme Gomes-RJ
Gols: Nogueirinha (2), Magalhães, Alcides, Caxambu, Papetti, Nestor (2)
CRUZEIRO
Geraldo II, Gerson, Azevedo, Bibi (Fuinha), Juca, Caieirinha, Nogueirinha, Rizzo II (Pedro), Niginho, Ari, Ismael, Alcides
Técnico: Bengala
SÃO CRISTOVÃO
Joel, Mundinho, Pelado, Gualter, Papeti, Castanheira, Santo Cristo, Alfredo, Caxambu, Nestor, Magalhães
Técnico: Picabéia


Cláudio Antonio/ Site Oficial do Cruzeiro