Cruzeiro estreia no Brasileiro com ótimo retrospecto em cima do Figueirense


 
 
Após conquistar, com todos os méritos, o Campeonato Mineiro BMG, no último domingo, em cima do Atlético-MG, o Cruzeiro iniciará nova trajetória em busca de mais um título: o do Campeonato Brasileiro. O primeiro desafio da Raposa será o Figueirense e o Melhor Clube Brasileiro do Século XX conta com o retrospecto soberano sobre o adversário para começar a disputa com o pé direito.
O confronto será realizado no próximo domingo, às 16h, no estádio Orlando Scarpelli, casa do Figueirense, em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011.
Cruzeiro e Figueirense já se enfrentaram 18 vezes na história. A Raposa leva vantagem no duelo, tendo alcançado dez triunfos, quatro empates e quatro derrotas, aproveitamento de 62,96%. O time celeste marcou 30 gols e levou 17, saldo de 13 tentos.

Pelo Brasileirão, o retrospecto contabiliza 16 confrontos e o Cruzeiro também é superior com oito vitórias, quatro empates e quatro tropeços. Aplicação de 58,33%. A equipe cinco estrelas estufou as redes adversárias em 27 oportunidades e sua defesa foi vazada 16 vezes, saldo positivo de 11 gols.
A supremacia estrelada é mantida até mesmo quando o time azul e branco atuou em território inimigo, como será o caso do próximo encontro. Dos 18 jogos contra o Figueirense, 12 foram disputados em Florianópolis (dez no estádio Orlando Scarpelli, um na Ressacada e outro no campo Adolfo Konder). A Raposa venceu sete partidas, empatou duas e perdeu três, 63,88% de aproveitamento. A equipe mineira anotou 16 tentos e sofreu dez, saldo de seis gols.
Já pelo Campeonato Brasileiro, foram dez partidas disputadas na capital catarinense, com cinco triunfos celestes, dois empates e três reveses, 56,66% de rendimento, além de 13 gols feitos e nove tomados, saldo de quatro.
A última vez que Cruzeiro e Figueirense se encontraram foi em 21 de setembro de 2008, no estádio Orlando Scarpelli, pela 26ª rodada do Brasileiro. O time celeste venceu o adversário por 4 x 3,  em uma partida emocionante, na qual a Raposa abriu o placar, a equipe catarinense chegou a virar o jogo, mas o clube estrelado reagiu e retomou a vantagem, garantindo a vitória.
Confira a ficha técnica do último confronto Figueirense x Cruzeiro
FIGUEIRENSE 3 X 4 CRUZEIRO
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 21/09/2008 (domingo)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 7.153 pagantes
Renda: R$ 46.292,50
Gols: Guilherme, aos 14 min, Bruno Santos, aos 26 min, Henrique, aos 28 min, e Cleiton Xavier, aos 36 min do primeiro tempo; Diogo, aos 13 min, Thiago Ribeiro, aos 22 min, e Guilherme, aos 33 min do segundo tempo
FigueirenseWilson; Alex Bruno, Asprilla e Gomes; Diogo, Magal, Jackson (Lima), Cleiton Xavier, Ramon e Alex Cazumba; Bruno Santos (Rafael Coelho)
Técnico: Mário Sérgio
CruzeiroFábio; Jonathan (Maurinho), Thiago Heleno, Espinoza e Carlinhos; Henrique, Elicarlos (Camilo), Marquinhos Paraná e Wagner; Thiago Ribeiro (Thiago Martinelli) e Guilherme.
Técnico: Adilson Batista
Cartão amarelo: Gomes (Figueirense).

Retirado do Site Oficial do Cruzeiro.